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Monte seu Treino
Por: José Procópio

 

 

 

Como vão todos? Bom, li uma reportagem interessante numa dessas revistas sobre saúde e fitness masculinas e vi dicas interessantes sobre treinos de musculação. São fundamentos básicos às vezes esquecidos por nós que procuramos séries milagrosas para obter resultados. 

 

 

Dicas básicas passadas por gerações de treinadores e até hoje executadas em todo mundo. Primeiramente passarei alguns princípios básicos para você entender melhor:

 

- Exercícios multiarticulares:  exercícios ou aparelhos que utilizam duas ou mais articulações para serem executados, também chamados de básicos;

- Exercícios monoarticulares: exercícios que utilizam apenas uma articulação e que tendem a serem chamados de específicos;

- Repetições : em um exercício específico, seria a quantidade de movimentos completos executados sem interrupções;

- Série: quantidade específica de repetições;

- Descanso entre séries: tempo necessário para resgatar energia para executar às próximas séries;

- Intensidade: sinônimo de graus de força, pode ser classificado em  % RM. 

- RM ( repetição máxima): quantidade de repetição executada com perfeição sem falhas com uma carga específica feitas de uma vez. 

 

Voltando para o assunto, nós dividimos os alunos basicamente em três categorias: Iniciantes, intermediários e avançados. Pessoas que nunca treinaram, ou que possuem pouca experiência com musculação, aconselho que não façam esta montagem sozinhos, peçam ajuda para seus treinadores ( iniciantes).

 

Antes de qualquer coisa, começamos com o aquecimento específico do movimento a ser executado. Uma ou duas séries com cargas entre 20 a 30 % de 1 RM de 20 a 30 repetições do primeiro exercício da sua série ( outro dia entrarei melhor neste assunto). Dê preferência aos exercícios multiarticulares antes dos monoarticulares  pois estes gastam mais energias para serem executados ( isto se treinarem dois músculos por dia).

 

É importante que não façam mais de 20 séries por treino e que não excedam mais de uma hora por dia na musculação, para não se desgastarem física e psicologicamente. Eu sei que queremos chegar ao ápice da degradação muscular nesta hora sagrada, mas não é bem assim.

 

Respeitem as pausas entre as séries e também entre os exercícios e principalmente os dias de descanso para o próximo treino, ele é variável de acordo com os objetivos ( também falaremos mais afundo deste assunto depois). Para séries de 30 segundos a dois minutos, dependendo da intensidade (quanto mais intenso maior o tempo), e os dias de descanso entre 48 horas até 8 dias, isso mesmo ...

 

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E ATÉ A PRÓXIMA...

 

   José Procópio

   Professor e personal trainer

 

    josepersonaltrainer@yahoo.com.br

   CREF  084738-G/SP  

 

Comentários
Por: watches Data: 2013-08-19 00:38:09

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